sábado, 24 de maio de 2008

Alfabetizador x Alfabetização x Conhecimento

Compreender o processo de alfabetização da linguagem escrita e da leitura pelo qual passamos, e no qual trabalhamos com nossos educandos é de fundamental importância para nosso crescimento profissional, para que, embasados nos conhecimentos mais atuais possamos dar conta de criar possibilidades de uma ação pedagógica enriquecedora, oportunizando ao educando uma aprendizagem significativa, no real sentindo da palavra.
Assim, escolhemos aqui pesquisar sobre o desenvolvimento da alfabetização, segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, na obra “Psicogênese da Língua Escrita”. As autoras, embasadas em pesquisas que realizaram em vários países da América Latina e também do Continente Asiático, demonstram que todo ser humano, no processo de alfabetização das letras, passa por etapas que independente de idade ou espaço geográfico, apresentam características similares.

Psicogênese da Língua Escrita
· http://www.centrorefeducacional.com.br/contribu.html
· Livro-texto indicado para os profissionais da educação que desejem utilizar o construtivismo como base metodológica. Indica, através de uma linguagem acessível, como se constrói a escrita para a criança.Edição comemorativa dos 20 anos de publicação.
· EMILIA FERREIRO ANA TEBEROSKY


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DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO: PSICOGÊNESE

Conclusão de vários anos de pesquisa sobre a evolução da alfabetização
PSICOGÊNESE
Sistemas de interpretação elaborado pelas crianças para entender a representação alfabética da língua

- Não é mero sujeito aprendiz, adquire novos comportamentos e novos conhecimentos no processo de desenvolvimento; Busca adqui-rir conhecimentos sobre a escrita igual a em outras áreas do saber; Constrói teorias à procura da coe-rência na interpretação que faz, elaborando esquemas de assimila-ção, dando sentido ao encontro com a escrita e os usuários dela; Lança-se num processo de modificação quando precisa incorporar novas informações,alterando seus esquemas.

Pontos básicos do quadro teórico
· Estudo de crianças em atividades de produção escrita e a interpretação que faziam, e também de textos escritos.
Entendimento da evolução dos sistemas de idéias construídas pelas crianças sobre a natureza do objeto social que o sistema de escrita é...
Os achados confirmam os princípios gerais da teoria de Piaget:
A CRIANÇA...Alfabetização enquanto processo psicogenético
· Investigação através do processo de escrita podendo-se distinguir três níveis.



· As crianças procuram diferenciar os dois modos de representações gráficas: desenho e escrita; Descobrem que as formas das letras não têm a ver com a forma do objeto, reconhecendo duas das principais características do sistema de escrita: o conjunto de formas é arbitrário pois as letras não reproduzem a forma dos objetos e elas são organizadas de forma linear;
· Avanços conceituais: 1 - Passam a considerar cadeias de letras como objetos substitutos; 2 - Fazem uma clara distinção entre dois modos de representação gráfica – o icônico(desenho) e o não icônico (escrita);
· Descobrem que as letras são usadas para representar uma propriedade dos objetos do mundo que o desenho não faz, o nome. Passam a defrontar-se com os princípio de: quantidade mínima de letras (três) e variação qualitativa ( as letras precisam ser diferentes).






Primeiro Nível






· As crianças passam a um controle progressivo sobre as variações qualitativas e quantitativas de letras;
· Percebem que diferenças gráficas são suscetíveis de fundamentar suas diversas intenções e que cadeias idênticas de letras não podem representar nomes diferentes;
· Buscam alterar a variedade de letras (qualidade), sem alterar a quantidade.
· Dispondo de um estoque limitado de formas gráficas de letras – buscam obter representações diferentes ao alterar a posição das mesmas.




Segundo Nível


Terceiro Nível
Implicações Pedagógicas
· Ocorre a fonetização das representações escrita pela criança que constroem três hipóteses bem diferenciadas: silábicas, silábica-alfabética e alfabética.
· Tem o nome próprio como a mais importante informação.
· Permanência da representação gráfica do objeto, com o controle das variações na quantidade de letras, colocando o mesmo número de letras que o de sílabas. (hipótese silábica)
· Hipótese silábica alfabética – escritas com algumas letras representando sílabas e outras já com as partes ordenadas.
· Hipótese alfabética – já entenderam a natureza intrínseca do sistema alfabético, mas exige um trato com os traços ortográficos da língua. É o ponto de partida para novos desenvolvimentos.
· O conhecimento da evolução psiclógica do sistema de escrita é incomensurável para avaliar os progressos as criança, o que permite ao profesor:
1 - Ver sinais dealfabetização ainda não observados; conhecer a evolução psicológica do sistema de escrita, mas isso não resolve nenhum dos problemas vividos pelo professor na organização das atividades em sala de aula; os profesores precisam saber o que fazer depois de fescobrir que as crianças são inteligentes, ativas e criativas em todos os campos;
2 - Levar a sério as consequências do desenvolvimento psicolinguístico, o que significa colocar as crianças com seus esquemas de avaliação, no centro do processo de aprendizagem.

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