Atividade a Distância: Proposta de produção e publicação de textos com alunos
Caros alunos,
Venho através deste memorando convidar todos os alunos e alunas desta turma (1º ano A – Vespertino) para participar da próxima etapa de nossa aventura de aprendizagem. Lembram que já estudamos em sala de aula, pesquisamos na internet, discutimos e “trocamos figurinhas” sobre gêneros textuais? Pois sim, chegou a hora de produzirmos para publicar nosso caderno de notícias bimestral. Assim sendo, recomendo a vocês formarem duplas de trabalho para demonstrarem o aprendizado construído. Vocês devem escolher um gênero textual e capricharem na organização, criando um layout bem bacana. Não esqueçam: usem os recursos tecnológicos que existem na escola!
OBS.: Combinaremos nosso dia de demonstração no pátio da escola.
Aqui vai lembretes para reavivar memórias esquecidas:
Um gênero textual é um padrão de comunicação criado pela combinação de forças individuais, sociais e técnicas implícitas numa situação comunicativa... O gênero textual estrutura a comunicação ao criar expectativas que os participantes partilham acerca da forma e do conteúdo da interação, atenuando assim a pressão da produção e interpretação.” [Erickson, 2000, p.3]
DICA: exemplos de gêneros textuais podem ser orais, como o telefonema, a cantiga de ninar, e escritos, como a carta comercial, a carta pessoal, o cardápio, a receita culinária, a bula de remédio, a tirinha de jornal, a aula expositiva, as instruções de uso, o romance, o índice remissivo, o bilhete, o conto, o anúncio classificado, a notícia de jornal, o editorial, o artigo científico etc. São familiares, não? O que muda quando se usa o computador?
P.S.: Que gênero textual, utilizei? Responda rápido quem souber!!!
Fonte de pesquisa: Material de apoio do Curso de Educação Digital – NTE de Imperatriz.
sábado, 24 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário